Sustentabilidade

Responsabilidade Social

Mais do que desenvolvida, queremos uma sociedade justa.

Nosso compromisso vai muito além do desenvolvimento sustentável. Como empresa, assumimos em todas as nossas atitudes – dentro e fora das nossas instalações – o total repúdio a qualquer forma de discriminação de pessoas e ao trabalho infantil e forçado. Levamos essa postura muito a sério e, por isso, também não toleramos qualquer prática contrária dos nossos fornecedores.

Para cadastrar novos parceiros, antes de tudo, exigimos documentos e certidões legais que atestem a regularidade da empresa em relação às leis trabalhistas, além de consultar o Ministério do Trabalho para garantir que o fornecedor não consta na lista de empregadores de trabalho escravo.

Também somos signatários do Pacto Global e adotamos práticas de responsabilidade social norteadas pelos direitos humanos e trabalhistas. Apoiamos a Fundação Abrinq – instituição que desenvolve projetos e influencia políticas públicas em prol da proteção e do desenvolvimento da criança – e incentivamos nossos fornecedores a adotarem as mesmas iniciativas. Além disso, destinamos recursos de incentivo aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Nosso respeito se estende também aos nossos colaboradores e às comunidades onde atuamos: compromisso firmado em nosso Guia de Valores – leitura obrigatória para toda e qualquer empresa que deseja ser nossa parceira.
 
 
Nossos fornecedores também podem entrar nessa corrente do bem
 
Projetos sociais podem ser beneficiados com a doação do imposto devido

Você sabia que pode destinar parte do imposto devido?   

Isso mesmo! Realizando a doação aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, você decide qual será o destino desse valor e poderá contribuir com projetos que beneficiem crianças e jovens.

Nós, da Eletropaulo, por meio do Instituto Eletropaulo, apoiamos ações e projetos sociais que promovem a formação do cidadão. Os repasses dos recursos são realizados aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e contribuem para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos.

Neste ano, destinamos um total de R$ 890 mil aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e aos Fundos Municipais do Idoso (FMI) de oito municípios que ficam no entorno das usinas da AES Tietê: Barra Bonita, Boraceia, Buritama, Caconde, Igaraçu do Tietê, Lins, Mococa e Promissão.

São diversos projetos beneficiados e que levarão educação, cultura e mais qualidade de vida aos moradores dessas regiões.

Como funciona?
A doação do IR devido se dá por meio do CMDCA. A destinação é feita ao FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que seleciona o projeto que esteja alinhado com a prioridade/demanda do município.

Até 30 de abril, pessoas físicas podem doar 3% do imposto devido referente ao ano-base anterior (ano passado). As doações realizadas neste ano, que só podem ser destinadas ao FUMCAD/CMDCA, não podem passar de 3% do imposto devido, desde que o limite global de 6% não seja ultrapassado. Ou seja, quem já fez doações incentivadas no ano passado só vai poder, no máximo, inteirar o seu limite global de 6% neste ano. Quem ainda não doou também deve respeitar o limite de 3% para a próxima declaração.

No programa de declaração do IR é possível incluir o CNPJ do Fundo e realizar a destinação automaticamente. O próprio sistema faz o cálculo e o abatimento do imposto.

Veja como é fácil fazer a doação
Basta procurar o Conselho Municipal da cidade de seu interesse e informar-se sobre os projetos aptos a receberem as doações.

Para mais informações, consulte o site do FUMCAD.
 
Nosso compromisso com os Direitos Humanos
Clique aqui​ para conhecer e compartilhar com toda a sua cadeia produtiva a nossa Declaração de Compromissos sobre Direitos Humanos.