Quais fatores contribuem para o sucesso

As percepções dos professores da faculdade EAD sobre quais fatores
contribuem para o sucesso do aluno parecem influenciar sua abordagem de
ensino e seu relacionamento com os alunos. Muitas vezes, as opiniões de
professores e alunos sobre a extensão em que vários fatores podem influenciar
o sucesso acadêmico dos alunos são incongruentes.
No entanto, se essas diferenças de percepção puderem ser identificadas, é
possível tanto para alunos quanto para professores abordá-las e, assim,
aumentar as chances de que os alunos sejam bem-sucedidos. O estudo aqui
relatado procurou atingir esse objetivo nos cursos de Administração de
Empresas realizados na modalidade a distância da Faculdade EAD da África do
Sul (Unisa).
Foram desenvolvidas duas versões paralelas de um questionário: uma para
alunos e outra para professores. Os entrevistados usaram uma escala do tipo
Likert de cinco pontos para indicar até que ponto eles achavam que cada fator
poderia influenciar o sucesso ou o fracasso do aluno (1 = nada, 5 = muito). Uma
amostra aleatória de 4.000 dos 17.438 alunos matriculados nos módulos de
Gestão Empresarial da Unisa foi convidada a preencher o questionário e foram
recebidas respostas de 636 alunos (taxa de resposta de 15,9%): 417 no Primeiro
Ano, 98 no Segundo Ano e 121 no Terceiro Ano.
Houve aproximadamente o mesmo número de entrevistados do sexo masculino
e feminino de cada ano. Trinta e dois docentes (14 mulheres e 18 homens) do
Departamento de Gestão Empresarial da Unisa preencheram a versão docente
do questionário (taxa de resposta de 72,7%). educação fisica ead melhor faculdade