O senhorio pode emitir uma conta/fatura?

Alguns inquilinos podem receber subsídios para parte do custo do aluguel de um apartamento para alugar de seu empregador, portanto, precisam de um recibo ou fatura do aluguel. Se o proprietário for um empresário, ele emite uma nota fiscal. Independentemente de ser contribuinte de IVA ou não, não tem de adicionar IVA à taxa de renda, porque o aluguel de imóveis para habitação está isento de IVA.

Numa situação em que se trata de aluguel para fins utilitários, a taxa de IVA aplicável é de 23%, e no caso de aluguel de curta duração – 8%. Numa situação em que o senhorio seja uma pessoa singular, não é possível emitir fatura, mas pode emitir fatura se o inquilino assim o solicitar. A fatura deve conter os dados de ambas as partes da transação, bem como o objeto e o valor dos recebíveis.
https://chavefacil.com.br/imoveis/comprar/residencial/casas-e-sobrados/pr/curitiba
Olhando para tudo o que foi escrito acima, muitas pessoas podem concluir que negociar apartamento para alugar não é uma tarefa fácil que requer conhecimento em várias áreas e supervisão constante do apartamento para alugar. No entanto, existem empresas no mercado que lidam com a gestão profissional de aluguel e você pode usar seus serviços.

A estas empresas podem ser confiada a gestão do aluguel de um apartamento para alugar, desde a preparação do apartamento para alugar para aluguel, procura de inquilino, assinatura do contrato de aluguel, até ao serviço em curso do aluguel, incluindo as reparações que ocorram durante o mesmo. O custo desse serviço depende do escopo das atividades confiadas, mas costuma ser usado por pessoas ocupadas que não têm tempo para responsabilidades adicionais relacionadas ao atendimento do aluguel.